Política

Justiça manda governo federal reforçar buscas por indigenista e jornalista na Amazônia

A Justiça Federal determinou que a União garanta reforços nas buscas pelo indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, que desapareceram, no domingo (05), durante uma viagem por terras indígenas na Amazônia.

De acordo com a medida tomada nesta quarta-feira (08), o governo deve “viabilizar o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federal, seja das Forças de Segurança ou das Forças Armadas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 A decisão atende a um pedido feito pela Defensoria Pública da União, na segunda-feira (06).

Na decisão, a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe afirma que Ministério Público Federal (MPF) e DPU podem requisitar diretamente à Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança “— todas com expertise na região Amazônica — as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Segunda a juíza, “já foi constatada a omissão da ré [a União] quanto à atuação das bases das Frentes de Proteção Etnoambiental no Brasil, essenciais para a sobrevivência e o bem viver dos povos indígenas isolados e de recente contato”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile