Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As referências ao italiano Benitos Mussolini e ao alemão Adolf Hitler, líderes autoritários europeus do século 20, voltaram a fazer parte do cotidiano político brasileiro nos últimos tempos, principalmente pela militância da esquerda. O próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a presidente pelo PT, já comparou diversas vezes o presidente Jair Bolsonaro (PL) aos ditadores. No entanto, o petista já declarou admiração política por Hitler.
Em 21 de abril de 1994, o jornal Folha de S. Paulo trouxe a seguinte reportagem: Lula declarou admirar Hitler e Khomeini.
“Elogios feitos por Luiz Inácio Lula da Silva a Adolf Hitler e ao aiatolá Khomeini são uma das preocupações do comando da campanha presidencial do PT. Lula declarou “admiração” pelos dois no início de sua carreira política”, diz o trecho da reportagem, que poder ser conferida aqui.
A fala de Lula foi durante uma entrevista concedida, em 1975, à revista Playboy. Confira o trecho:
Playboy: Há alguma figura de renome que tenha inspirado você? Alguém de agora ou do passado?
Lula [pensa um pouco]- Há algumas figuras que eu admiro muito, sem contar o nosso Tiradentes e outros que fizeram muito pela independência do Brasil (…). Um cara que me emociona muito é o Gandhi (…). Outro que eu admiro muito é o Che Guevara, que se dedicou inteiramente à sua causa. Essa dedicação é que me faz admirar um homem.
Playboy: Diga mais…
Lula: Por exemplo… O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.
Playboy: Quer dizer que você admira o Adolf?
Lula: [enfático] Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as ideias dele, a ideologia dele.
No início do ano, ao defender o posicionamento do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), durante uma live polêmica no Flow Podcast, Renan Santos, líder do MBL, relembrou uma fala de Lula, que teria dito que “Hitler era uma pessoa cheia de energia, dinâmica e determinada.
À época o então apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, disse: “A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei”. Os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP), participaram da live neste dia.
Lula disse em 1979 que admirava a força e a determinação de Hitler. Como ficam essas cadelas vermelhas nessa hora? pic.twitter.com/069ybMeSQv
— Renan Santos⬛️🟨⬜️ (@RenanSantosMBL) February 8, 2022