Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Senador eleito pelo Rio Grande do Sul e vice-presidente, o general Hamilton Mourão (Republicanos) criticou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deu uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Mourão disse também que o Senado Federal tem de assumir a responsabilidade de impedir eventuais excessos dos magistrados.
“Na minha visão, o Alexandre de Moraes vem prevaricando, ou até, vamos dizer assim, ele está ultrapassando o limite daquilo que é a autoridade dele”, afirmou Mourão.
“Porque no momento em que ele conduz o inquérito [das fake news] onde ele é investigador, ele é denunciador, ele é julgador e também é parte ofendida, isso está errado. O devido processo legal não está sendo respeitado aqui no nosso país”, completou o vice.
Para Mourão, Moraes tem ido além de suas prerrogativas institucionais: “Ele ultrapassou o limite do poder dele, e competiria ao restante da corte dar um freio nele, mas a corte não está fazendo isso”.
“O Senado vai ter que fazer isso agora. Já que a Corte… A Corte poderia dizer: ‘Alexandre, pode baixar tua bolinha aqui, está errado isso que você está fazendo, nós não vamos aprovar essas suas medidas’”, disse o general.
“É aquela história, não é questão de impeachment. Se está comprovado, há indício forte de crime de responsabilidade, que se abra o processo. Se o processo vingar, ok, se não vingar ok, também”, continuou.