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Na manhã desta quarta-feira (30), a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado Federal está realizando uma audiência pública sobre a denúncia de fraude nas inserções de rádio durante a campanha presidencial.
Um dos convidados é Fábio Wajngarten, o ex-Secom de Bolsonaro e um dos coordenadores da campanha eleitoral do presidente. A youtuber Bárbara TeAtualizei também está no Senado.
Em sua fala, Wajngarten estimou em até R$ 38 milhões o prejuízo causado pelas inserções de rádio que não foram ao ar.
O ex-Secom, que teve a iniciativa de auditar os dados, informou que 1.253 milhão de spots da propaganda não foram ao ar.
“Como a gente chegou nestes números: se são 4.980 rádios onde há 25 inserções por dia, o total que deveria ter sido veiculado é óbvio. Ao custo médio de R$ 30 reais, a campanha teve R$ 36 milhões, R$ 38 milhões não veiculado, em mídia não entregue”, afirmou.
Wajngarten afirmou também que, em nenhum momento, cobrou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que auditasse as inserções, mas pediu cooperação para entender o que houve.
“É dever e simples, no meu ponto de vista, coma tecnologia e estrutura que o TSE diz possuir, com tanta segurança que o TSE diz desenvolver, ela deveria simplesmente, ao lado de cada veículo, colocar verde ou vermelho”, afirmou o ex-Secom, antes de exemplificar.
“‘A rádio XV de não sei das quantas, da cidade de qual estado, baixou ou não baixou o material obrigatório’. Um checklist simples”, completou.
Quando a campanha de Bolsonaro pediu providências, o TSE disse que caberia ao partido auditar as inserções.
Porém, o próprio Alexandre de Moraes, presidente do TSE, reagiu com ordem para investigar os denunciantes, alegando suposto desvio de finalidade dos recursos partidários.