Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em entrevista ao jornal O Estadão, o futuro chanceler Mauro Vieira disse que o presidente eleito Lula (PT) não deverá fazer viagens a países com regimes ditatoriais de esquerda, como Nicarágua, Venezuela e Cuba, no início do governo.
Apesar de Lula planejar a reaproximação das nações da América Latina, o futuro ministro das Relações Exteriores afirmou não haver qualquer motivo para essas visitas de Estado.
“Eu tenho certeza de que Lula não vai fazer um discurso em defesa do Daniel Ortega. Ele fez críticas. O que me dizem é que, se você se declara amanhã candidato à Presidência da Nicarágua, eles te prendem. Então, é difícil. Quanto a sair criticando, depende das circunstâncias. Lula não tem que acordar e falar: ‘Hoje vou fazer outra declaração contra a Nicarágua’. Não é assim. Não é o único país… Pense quantos países não são democráticos. Todo dia ele vai acordar e dizer: ‘Tal país mata e esquarteja as pessoas’. Isso é uma coisa de circunstância. Mas garanto a você: Lula não vai fazer uma visita de Estado à Nicarágua, nessa situação. Acho que basta.”, afirmou.
Porém, Vieira comentou sobre como será a retomada de relações com a Venezuela: ”Vamos apoiar o retorno da Venezuela ao Mercosul”.