Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O deputado estadual Zeca do PT criticou o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, por apoiar a invasão de uma fazenda em Rio Brilhante (MS), propriedade do presidente do PT local, seu amigo José Raul das Neves Júnior.
A declaração foi feita por ele na última quinta-feira (09) durante sessão da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.
A Fazenda do Inho, que tem cerca de 300 hectares, foi invadida por indígenas guarani-caiouá, na semana passada.
“Por que, ao longo dos quatro anos do governo Bolsonaro, o Eloy se calou e não liderou nenhum movimento?”, questionou Zeca durante a sessão.
“Só agora se comporta como agitador dos povos indígenas”, continuou o petista.
Zeca do PT disse também ser a favor da demarcação de terra indígena, mas contrário à invasão sem ressarcimento.
Ele disse que entende que a atitude de Eloy Terena é reprovável e chegou a sugerir a saída dele do ministério. “Por que não renuncia ao cargo de secretário-executivo do Ministério Indígena, onde só atrapalha o diálogo e, consequentemente, o governo do presidente Lula?”.
Nas redes sociais, Eloy Terena lamentou a fala do petista:
Lamentável o pronunciamento do Dep @zecadopt na AL/MS, ao questionar a reivindicação legítima dos Guarani e Kaiowá ao seu território tradicional. Laranjeira Nhanderu é terra indígena, possui estudo antropológico e é espaço essencial para sobrevivência física e cultural dos GK
— Eloy Terena (@luizeloyterena) March 10, 2023