Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) decidiu denunciar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) por transfobia. A ação é motivada por um vídeo postado nas redes sociais em junho de 2022, no qual, o então vereador de Belo Horizonte criticava a presença de uma estudante trans no banheiro feminino do colégio onde a irmã dele estudava.
O vídeo foi gravado pela irmã de Nikolas Ferreira e a publicação teve mais de 5.000 comentários. O canal contava, à época, com mais de 230 mil visualizações, segundo o MP.
O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi aberto após as vereadoras Bella Gonçalves (PSOL) e Iza Lourenço (PSOL) protocolarem representação no Ministério Público.
Os promotores solicitaram a condenação de pagamento de indenização a título de dano moral coletivo, além de pedir que a Justiça determine a perda do cargo do deputado federal.
A ação pede a citação de Nikolas Ferreira para que ele apresente resposta sobre o assunto em até dez dias.
O que diz Nikolas Ferreira
contra um homem que entrou em um banheiro feminino onde minha irmã de 15 anos estava. Nada mais. Estou aguardando minha citação pessoal para me defender. Sigamos.
Cada dia mais reforçam que meu discurso estava correto: ou concorda com eles, ou se torna transfóbico.