Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em pronunciamento público, reafirmou o compromisso do Brasil com a integração da América do Sul como política de Estado. O petista destacou a importância de prestar auxílio financeiro aos países vizinhos, como a Argentina que enfrenta uma grave crise econômica. Lula propôs a criação de uma moeda única para a região e outras 100 medidas voltadas para a integração regional. Entre elas, está a possibilidade do BNDES oferecer uma linha de financiamento específica para exportações, visando ajudar a superar a crise econômica na Argentina.
“Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito, e nós, não. Todo mundo tem a ganhar: as empresas, os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos”, disse Lula.
“Nossa integração econômica significa interdependência. A Argentina é o terceiro destino de nossas exportações, enquanto o Brasil é o principal mercado para os produtos argentinos. Nosso intercâmbio comercial pode superar a cifra de US$ 40 bilhões que atingimos em 2011”, disse o presidente brasileiro.
Por sua vez, Alberto Fernández destacou a amizade com o presidente brasileiro.
“Quando um amigo está em problemas, o que faz aquele que está em problemas: pede ajuda para os amigos. E os amigos sempre estão aí – afirmou o presidente argentino”, disse Alberto Fernández.
Os presidentes do Brasil e da Argentina se reuniram nesta segunda-feira no Palácio do Planalto e, após o encontro, o presidente argentino, Alberto Fernández, se pronunciou à imprensa. “Quando um amigo está em problemas, o que faz aquele que está em problemas: pede ajuda para os… pic.twitter.com/aRwf07XpDS
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) June 26, 2023