Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi multado em R$ 1 milhão pela Justiça após ter convocado um ato em Lumiar, em Nova Friburgo (RJ), em solidariedade à parlamentar estadual Marina do MST (PT), agredida durante evento na região no último dia 12.
O Tribunal Regional do Rio (TJ-RJ) impediu a manifestação na semana passada por entender que o distrito não teria “dimensões urbanas” para sediar a proporção do evento.
O psolista considerou a decisão do juiz Sergio Roberto Emilio Louzada “absurda” e afirmou nas redes sociais que a manifestação seria pacífica, o que não justificaria a reação judicial.
Na data do evento, marcado para o último domingo (27), o parlamentar esteve em Lumiar, mas a passeata não ocorreu.
A decisão do magistrado previa que a atuação de Glauber Braga estava afrontando a liminar vigente e que, por isso, sua atitude seria comunicada à Câmara por possível quebra de decoro, assim como todos que comparecessem à manifestação seriam intimados.
“Diante do não cumprimento da liminar pelo réu, determino o bloqueio de seus ativos financeiros a fim de assegurar o pagamento da multa inicialmente arbitrada na quantia de um milhão de reais”, diz trecho do documento assinado por Louzada.
Soube agora q além da minha conta pessoal, o juiz SÉRGIO LOUSADA bloqueou tb a de ressarcimento. É onde entram os valores que garantem o exercício do mandato: aluguel de escritório, passagem aérea… A dívida que ele impõe a mim nessa conta, agora, está em mais de 955 mil reais. pic.twitter.com/qP74WJhEM3
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) August 29, 2023