Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Em conversa com jornalistas no Senado nesta quarta-feira (06), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, defendeu a decisão de Dias Toffoli de anular todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht.
Relator de grande parte dos processos que envolvem a Lava Jato, Lewandowski disse que já tinha identificado “vícios” na coleta de provas nos processos que envolvem a Odebrecht.
“Eu atuei em grande parte desse processo [da Lava Jato] que agora está na relatoria do ministro Dias Toffoli. Realmente, com relação às provas colocadas no âmbito do processo da Odebrecht, já naquela época, e a própria Segunda Turma que se debruçou sobre o assunto, identificamos alguns vícios na coleta de provas, sobretudo no referido à cadeia de custódia”, disse o ex-ministro.
“O ministro Toffoli agora simplesmente confirma aquela visão que não só o relator a época, que era, mas também a própria 2ª Turma tiveram sobre as falhas na coleta dessas provas que dizem respeito a esta empresa”, afirmou Lewandowski.
As provas da Odebrecht foram usadas em acusações e condenações resultantes da Lava Jato.