A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama (PSD-MA), vai propor ao Senado Federal a criação de um “Memorial em Homenagem à Democracia Brasileira”. O projeto foi apresentado nesta segunda (16) e precisará ser aprovado pelos demais senadores.
Ainda não foi definido se o texto vai direto a plenário da Casa ou se passará antes pelas comissões.
A ideia de Eliziane Gama é que o memorial seja instalado na parte externa do Senado, com uma placa fazendo referência aos atos contra os Três Poderes do dia 8 de Janeiro.
Na justificativa do projeto, a senadora disse que os trabalhos da CPMI do 8 de Janeiro mostraram a necessidade de criar um memorial para “cultivar a fé” na democracia e lembrar os “crimes cometidos”.