Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub lançou nesta sexta-feira (26) sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. O anúncio foi feito em uma live no YouTube, na qual Weintraub também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o pré-candidato Guilherme Boulos (Psol).
Apesar de filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), Weintraub afirmou que sua estratégia será judicializar a possibilidade de uma candidatura independente. A legislação brasileira não permite que um candidato dispute a eleição sem filiação partidária.
Weintraub disse que irá pleitear judicialmente o número eleitoral 37, que atualmente não é utilizado por nenhum partido. Ele também pediu ajuda financeira para o financiamento de ações judiciais e também para a elaboração de materiais de campanha.
Weintraub está rompido com Bolsonaro desde 2022, quando o ex-presidente rechaçou apoiá-lo na disputa pelo governo paulista. Desde então, ele se tornou crítico do clã Bolsonaro.
Em sua live, Weintraub criticou Bolsonaro por, segundo ele, ter “entregue o MEC para um pastor que agora está sendo investigado por barra de ouro”. Ele também criticou Boulos por, segundo ele, ser “um radical que não tem compromisso com a democracia”.
Weintraub disse que sua candidatura independente é um “grito de liberdade” contra o “sistema político corrupto”. Ele também afirmou que irá priorizar a segurança pública, a educação e a economia, caso seja eleito.
Lançamento da Pré-candidatura – Live Especial https://t.co/7Trf92GHhw
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) January 26, 2024