Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta segunda-feira (19), o Ministério das Relações Exteriores anunciou que convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para comparecer ao Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro (RJ), para um encontro com o ministro do Governo Lula, Mauro Vieira.
Além disso, o governo brasileiro também confirmou que o embaixador do país em Tel Aviv, Frederico Meyer, embarca para o Brasil na terça-feira.
“Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o Ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã”, diz a nota do governo.
A convocação e a desocupação do posto em Tel Aviv aponta para um agravamento na relação diplomática entre Brasil e Israel.
No último domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou Israel de cometer um “genocídio” contra palestinos ao atacar o Hamas na Faixa de Gaza. Após a fala do petista, Israel declarou Lula como “persona non grata” até que se retrate por suas palavras.
Assim, como resposta contra a decisão de Israel, Lula convocou Frederico Meyer, embaixador brasileiro em Tel Aviv, para voltar ao Brasil e convocou o embaixador israelense para comparecer ao Itamaraty.