Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, abordou o conflito entre o empresário Elon Musk, proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), e a Corte, desencadeado pelos comentários críticos do empresário em relação ao sistema judicial brasileiro.
Barroso declarou que considera o assunto como encerrado, mas reconhece que por trás do embate existe uma discussão mais ampla, que está sendo travada globalmente, sobre questões relacionadas ao desenvolvimento civilizatório e à preservação da democracia.
Ele destacou a importância de preservar a liberdade de expressão, ao mesmo tempo em que enfrentamos desafios como o disseminação de ódio, desinformação deliberada e teorias conspiratórias, que representam sérias distorções no processo civilizatório atual.
As declarações foram feitas durante uma entrevista à imprensa neste domingo (14/4), durante a aplicação do Exame Nacional da Magistratura em Belo Horizonte (MG).
O presidente do STF também ressaltou a existência de uma coordenação global de grupos que promovem ataques às instituições democráticas, muitas vezes se utilizando da liberdade de expressão como justificativa, quando na verdade estão visando interesses financeiros através do engajamento baseado em conteúdos de ódio, mentiras e ataques às instituições.
Recentemente, Elon Musk reagiu às censuras impostas à rede social X denunciando mundialmente solicitações judiciais de bloqueio de perfis de oposição e reativando perfis que emitiram críticas ao governo nas redes sociais.