Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em vídeo divulgado na manhã desta quarta-feira (08), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que um caminhão com doações do estado foi multado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) enquanto ia para o Rio Grande do Sul (RS). “NÃO É FAKE NEWS”, afirmou o governador nas redes sociais.
Na gravação, Jorginho Mello expõe que o servidor da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Vidal, que o acompanha na filmagem, recebeu notificação por parte do órgão federal durante o transporte de doações.
Samuel Vidal teria sido multado duas vezes pela a ANTT por “excesso de mercadoria” e “evasão”, segundo o governador.
CONFIRA A DECLARAÇÃO COMPLETA DE JORGINHO MELLO SOBRE O CASO:
“NÃO É FAKE NEWS: CAMINHÃO COM DOAÇÕES DE SC É NOTIFICADO POR ÓRGÃO FEDERAL.
Este vídeo é um apelo urgente: ANTT, não interrompa nem multe os caminhões carregados com doações para o Rio Grande do Sul.
Faço este pedido após saber do servidor da Defesa Civil de Florianópolis, Samuel Vidal, que recebeu notificação por parte do órgão federal durante o transporte de doações aos irmãos gaúchos.
Compreendo a importância das regulamentações e reconheço a responsabilidade dos servidores em cumpri-las. Mas neste momento crítico, precisamos de bom senso. Nenhuma norma deve sobrepor-se à missão fundamental de todo agente público: ajudar as pessoas”.
Na noite de terça-feira (07), o SBT afirmou em reportagem que flagrou caminhões com doações para as vítimas sendo parados e multados pelas autoridades. Porém, em nota, a ANTT negou a reportagem da emissora e disse que ia anular uma multa indevida.
“A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que, neste período emergencial, não está retendo veículos de carga nas vias de acesso ao Rio Grande do Sul. Os veículos de carga que passam nas balanças em rodovias que acessam o Estado passam por um procedimento simplificado de fiscalização e são liberados para seguir viagem. Não há solicitação de nota fiscal e nem aplicação de multas sobre veículos que transportam donativos”, informou a ANTT em nota.
“Os vídeos que circulam na internet que afirmam que a ANTT reteve veículos de doação não condizem com a realidade dos fatos. A ANTT está empenhada na facilitação da movimentação de cargas, sobretudo gênero de primeiras necessidades, para abastecimento da população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul, além de mobilizar equipes da própria Agência e dos entes regulados no auxílio à população atingida e no reestabelecimento da normalidade”, completou.
ASSISTA:
NÃO É FAKE NEWS: CAMINHÃO COM DOAÇÕES DE SC É NOTIFICADO POR ÓRGÃO FEDERAL
Este vídeo é um apelo urgente: ANTT, não interrompa nem multe os caminhões carregados com doações para o Rio Grande do Sul.
Faço este pedido após saber do servidor da Defesa Civil de Florianópolis,… pic.twitter.com/AJAoFqYleO — Jorginho Mello (@jorginhomello) May 8, 2024