Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “pouco” a meta de alfabetizar 80% das crianças brasileiras até 2030. De acordo com o petista, o índice deveria ser de 100%. As declarações foram dadas por Lula durante reunião sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
Mais cedo, o governo federal anunciou que, em 2023, 56% das crianças alcançaram o patamar de alfabetização (ou seja, aprenderam a ler e escrever na idade correta) definido pelo Inep para o 2º ano do ensino fundamental.
“É um compromisso que ainda não é uma coisa muito gloriosa, porque 80% e não 100%?”, questionou Lula em seu discurso.
Em outro momento de seu discurso, o petista voltou a falar da meta: “Eu acho pouco 80%, mas acho muito se a gente imaginar a tradição do ensino fundamental neste país. Quando a escola era para poucos, tinha uma qualidade extraordinária. Se pegar os grandes quadros intelectuais desse país todos são de escola pública. Quando você universaliza o ensino, quando coloca todo mundo, uma parte da sociedade saiu da escola pública porque não tinha a qualidade exigida e foi para a particular. E a parte mais pobre da população [ficou] com a escola pública”.