Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta quarta-feira (31/7), as áreas afetadas pelos incêndios no Pantanal, com uma passagem por Corumbá, Mato Grosso do Sul. Durante o sobrevoo, o presidente foi acompanhado pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Transporte, Renan Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; e pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).
Durante a visita, foi observado o uso do cargueiro KC-390, que possui capacidade para armazenar 12 mil litros de água e foi utilizado pela primeira vez para combater incêndios. O avião, produzido na América Latina, está sendo empregado para enfrentar os incêndios no Pantanal.
O presidente também fez uma visita à base local do Ibama para acompanhar as operações de combate aos incêndios. Na ocasião, Lula sancionou o projeto de lei nº 1818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A nova lei é destinada a melhorar as estratégias de combate e prevenção de incêndios.
Os incêndios no Pantanal estão associados à seca histórica, considerada uma das mais severas dos últimos 70 anos, de acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O volume de chuvas na região está abaixo da média histórica, e a situação é atribuída ao fenômeno El Niño.