Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no Palácio da Alvorada a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha. O encontro teve como foco principal a recente intensificação das tensões com a Venezuela, onde o regime de Nicolás Maduro revogou a custódia brasileira da embaixada argentina em Caracas.
Maria Laura, que está interinamente à frente do Itamaraty devido à viagem oficial do chanceler Mauro Vieira ao Oriente Médio, também discutiu com Lula a agenda internacional para a semana, incluindo sua participação na Assembleia Geral da ONU. Vieira participou da reunião de forma remota, e o assessor especial da Presidência, Audo Faleiro, também esteve presente.
As relações entre Brasil e Venezuela têm se deteriorado desde que o governo brasileiro não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições controversas. A situação se agravou no sábado (7), quando a Venezuela retirou a autorização do Brasil para proteger a embaixada argentina em Caracas, onde estão refugiados seis opositores do regime.
Além disso, no dia 2 de setembro, a Justiça venezuelana emitiu um mandado de prisão contra Edmundo Gonzalez, um opositor de Maduro que havia reivindicado a vitória nas eleições. Para evitar a prisão, Gonzalez fugiu para a Espanha, e a confirmação de sua saída foi divulgada pelas redes sociais do governo venezuelano na noite de sábado (7). O governo espanhol confirmou a chegada de Gonzalez ao país.