Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará, na próxima terça-feira (10), o processo de lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2024. Durante a cerimônia pública, o TSE assina digitalmente todos os programas destinados às urnas eletrônicas e demais sistemas do processo eleitoral.
O evento garante a integridade e autenticidade dos softwares, que são apresentados às entidades fiscalizadoras em forma de programas-fonte executáveis. Após a conferência, eles são digitalmente assinados e lacrados, assegurando a confiabilidade do processo. Um dos principais objetivos do TSE é assegurar ao eleitor que o voto, ao ser registrado, seja computado de maneira segura e precisa.
Nesta etapa, serão lacrados os programas do Sistema Transportador, responsável pela transmissão dos dados das urnas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além dos softwares das urnas que serão usados no pleito.
A cerimônia simboliza a finalização do desenvolvimento dos sistemas, fixando-os de forma prática e servindo como referência para futuras verificações. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, será a responsável pela assinatura digital dos sistemas, que, em seguida, serão lacrados digital e fisicamente e armazenados na sala-cofre do Tribunal.
Ao término do evento, o TSE disponibilizará na internet os resumos digitais dos sistemas lacrados, permitindo que qualquer cidadão possa conferir se os programas executados nas urnas no dia da eleição correspondem aos lacrados pelo tribunal. Caso haja suspeita de fraude, o código-fonte armazenado poderá ser verificado.