Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a Brasília na manhã desta quarta-feira (02), após uma viagem de três dias ao México, onde acompanhou a posse da nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, do partido Morena (Movimento Regeneração Nacional).
Inicialmente, o retorno de Lula estava previsto para a noite de terça-feira (1º), mas um problema técnico no avião forçou a volta à Cidade do México.
Esta foi a oitava viagem internacional de Lula em 2024, acumulando 87 dias fora do Brasil em seu terceiro mandato. O ritmo de viagens neste ano foi mais moderado em comparação a 2023, quando o presidente buscou, segundo ele, restaurar a credibilidade internacional do país. Naquele período, Lula realizou 15 viagens, visitando 24 países e passando 62 dias fora do território nacional. Até agora, em 2024, ele fez oito viagens, visitando 12 países, com um total de 25 dias fora do Brasil.
Ainda estão previstas pelo menos mais duas viagens internacionais em 2024: Lula participará da cúpula dos Brics, na Rússia, no final de outubro, e da COP29, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, no Azerbaijão, em novembro. Mesmo com esses compromissos, o número de viagens neste ano deve ficar abaixo do registrado em 2023.