Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Se você pretende utilizar o e-Título, o título de eleitor digital, para votar no primeiro turno das eleições de 2024, que acontecerá no próximo domingo (06), é importante ficar atento: o prazo para baixar ou atualizar o aplicativo termina neste sábado (05).
Para aqueles que precisarão votar no segundo turno, onde houver, o app deve estar atualizado até 26 de outubro, já que o documento eletrônico não é emitido no dia da votação.
O e-Título pode substituir tanto o título de eleitor impresso quanto um documento com foto nas eleições, desde que o eleitor já tenha realizado o cadastramento biométrico e tenha sua foto registrada no perfil do aplicativo. Caso você não possua uma foto no e-Título ou não consiga baixá-lo a tempo, ainda será possível votar apresentando outros documentos, como RG, identidade social, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei. É importante ressaltar que o título de eleitor impresso não contém foto e, portanto, não é válido para a votação.
Além de permitir a votação, o aplicativo é útil para consultar o local de votação, justificar ausências e emitir outros documentos relacionados à Justiça Eleitoral. De acordo com informações divulgadas no final de setembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 46 milhões de eleitores possuem contas cadastradas no e-Título.
O aplicativo está disponível gratuitamente para download em celulares Android e iPhones. Para iniciar o uso, o usuário deve clicar em “Começar no e-Título”, concordar com os termos de uso e política de privacidade e, em seguida, continuar. O aplicativo solicitará permissão para enviar notificações; se desejar, o usuário deve habilitar essa opção.
Para habilitar o e-Título, será necessário informar alguns dados pessoais, como nome, data de nascimento, número do CPF, e os nomes dos pais. Após clicar em “Entrar no e-Título”, o usuário deverá confirmar informações adicionais, como local de votação, telefone e profissão, que estão baseadas no cadastro do título de eleitor impresso, e finalizar o processo. Ao digitar a senha, caso esteja desatualizada, o e-Título solicitará a criação de uma nova.
O aplicativo pode exigir uma verificação por selfie; se essa opção aparecer, o usuário deve ler o termo de ciência sobre a identificação e confirmar. Por fim, também é possível habilitar o acesso pelo reconhecimento digital, caso o eleitor opte por essa alternativa.