Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma nova pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV RECORD e divulgada na manhã desta sexta-feira (04), mostra um cenário de empate técnico entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo (SP).
Pablo Marçal (PRTB) lidera com 27% das intenções de voto, seguido por Guilherme Boulos (PSOL) com 26% e Ricardo Nunes (MDB) com 24%. Os dados são do levantamento estimulado, que apresentou aos entrevistados uma lista com os nomes dos candidatos.
Na sequência, Tabata Amaral (PSB) registra 12% das intenções, enquanto Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) aparecem com 3% cada. A soma de votos nulos e em branco chega a 3%, e 2% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam. Os candidatos Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) não somaram 1% das intenções.
A pesquisa, realizada com 1.000 entrevistados entre os dias 2 e 3 de outubro, possui margem de erro de 3 pontos percentuais e foi registrada no TSE sob o número SP – 02479/2024, com nível de confiança de 95%.
No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são mencionados, Boulos, Marçal e Nunes mantêm o empate técnico, com 21%, 21% e 19%, respectivamente. Tabata Amaral obtém 9%, e Datena, 2%. Maria Helena chega a 1%, enquanto 3% mencionaram outros candidatos. Votos nulos e em branco representam 7%, e 17% não sabem ou não responderam.
A pesquisa também abordou cenários de segundo turno. Boulos aparece com 41% das intenções de voto contra 40% de Marçal. Os votos nulos e brancos somam 11%, e 8% não sabem ou não responderam. Nunes lidera com 43% em um eventual segundo turno contra 35% de Marçal, com nulos e brancos somando 11% e 11% de indecisos.
Em um confronto com Boulos, Nunes alcança 48% contra 36% do concorrente, enquanto nulos e brancos são 8% e indecisos, 8%.
No que diz respeito à certeza de voto, 18% afirmaram que votariam com certeza em Nunes, enquanto 39% indicaram que poderiam votar nele. Já 40% disseram que não votariam, e 3% não o conhecem o suficiente para opinar. Boulos tem 21% de certeza de voto, com 25% considerando a possibilidade, enquanto 51% descartaram a candidatura e 3% não o conhecem o suficiente.
Pablo Marçal obteve 22% de certeza de voto, 19% que poderiam votar nele, e 53% que não votariam. Tabata tem 10% de certeza, 48% de possibilidade e 34% que não votariam. Datena apresenta 3% de certeza, 37% de possibilidade e 57% que não votariam, enquanto Maria Helena tem 2% de certeza, 31% de possibilidade, 37% que não votariam e 30% que não a conhecem o suficiente.