Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua participação na COP16, em Cali, na Colômbia, que ocorreria na próxima terça-feira (29). A viagem, com cerca de 8 horas de duração total, foi desmarcada após Lula bater a cabeça em um acidente doméstico.
Até o momento, o presidente da República ainda não foi liberado para viagens de longa duração.
Na manhã desta sexta-feira, 25, Lula passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, que, segundo a assessoria, indicaram um estado de saúde estável, permitindo que ele mantenha sua rotina de trabalho em Brasília. Uma nova avaliação de saúde será feita dentro de cinco dias.
Esse é o 3º compromisso cancelado por Lula desde a queda. Na quinta-feira, 24, ele desistiu de ir a São Paulo no fim de semana, onde estaria em atos de campanha ao lado de Guilherme Boulos (Psol) no sábado. Ele também não viajará a São Bernardo do Campo (SP) para votar no segundo turno das eleições municipais, que ocorre no domingo, dia 27.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a decisão de adiar as viagens partiu do próprio presidente. Por ter 78 anos, Lula não é obrigado a votar, pois, no Brasil, o voto deixa de ser obrigatório para pessoas acima de 70 anos, embora continue sendo um direito fundamental.