Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (26) na região do Mercado do Porto, na capital, após uma denúncia sobre o descarte irregular de lixo em uma obra.
Imagens gravadas por testemunhas mostram o momento em que um caminhão despeja resíduos provenientes da obra em uma área de Preservação Permanente.
A Prefeitura de Cuiabá informou que Stopa estava realizando uma vistoria na segunda etapa das obras do Mercado Antônio Moisés, no bairro Porto, e que sua detenção ocorreu devido a uma denúncia relacionada ao descarte inadequado de resíduos da construção civil.
O município esclareceu que o descarte foi temporário, com a remoção programada para ocorrer no mesmo dia.
A nota ressalta ainda que a denúncia teria motivações políticas, com o intuito de prejudicar a entrega da obra, prevista para ocorrer nos próximos dias, em um momento de transição de gestão.
A Polícia Civil informou que Stopa se apresentou como responsável pela obra quando a equipe chegou ao local, sendo então preso em flagrante na condição de pessoa física.
O crime de descarte irregular de resíduos é previsto pela lei de crimes ambientais e pode resultar em pena de 1 a 5 anos de prisão.
Stopa foi encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente para prestar esclarecimentos, e o caso está sendo acompanhado pelo procurador-geral do município.
Além de vice-prefeito, José Roberto Stopa ocupa o cargo de secretário de Obras Públicas de Cuiabá. Ele também já foi vereador, atuou como superintendente do Arquivo Público do Estado e ocupou diversas secretarias municipais, incluindo Meio Ambiente, Educação e Serviços Urbanos, em duas gestões.