Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24/10), durante entrevista na Indonésia, que “traficantes são vítimas de usuários também”, ao comentar as medidas do governo norte-americano contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula aos jornalistas.
O presidente explicou ainda a relação entre oferta e demanda: “Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra. Tem gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”.
Nos últimos meses, a gestão de Donald Trump ampliou movimentações militares nas águas do Caribe sob a justificativa de combater cartéis. Na quinta-feira (23/10), o ex-presidente norte-americano chegou a sugerir uma ofensiva terrestre na Venezuela.
Lula e Trump podem se encontrar presencialmente no próximo domingo (26), na Ásia. Caso isso aconteça, será a primeira reunião oficial entre os dois líderes — em setembro, eles se encontraram rapidamente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Durante a visita à Indonésia, Lula demonstrou confiança no encontro com Trump e afirmou que “não existe veto” sobre nenhum assunto que será discutido entre os dois, incluindo a punição aplicada a ministros do STF. Segundo ele, o acordo será positivo para ambos os países:
“Essa reunião está sendo esperada há algum tempo. Eu tenho todo interesse em ter essa reunião e mostrar que houve um equívoco nas taxações. Houve um certo truncamento, mas depois do telefonema do Trump acho que estamos caminhando para mostrar que não há divergência que não possa ser dirimida quando duas pessoas com boa vontade se sentam em uma mesa”, concluiu.