Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Saúde

Fungo preto: Uruguai tem caso de mucormicose confirmado em paciente com Covid-19

BBC – Um homem de 50 anos que se recuperou da Covid-19 foi infectado com o fungo preto, que causa a mucormicose, informou o jornal uruguaio “El País” na quarta-feira (26).

Segundo o jornal, o infectologista que atende o paciente, Henry Albornoz, indicou que o indivíduo, que também sofre de diabetes, começou a apresentar sinais de infecção por fungos cerca de 10 dias após ter se curado da Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O paciente, que havia sido internado na capital Montevidéu, fez exames laboratoriais que confirmaram a infecção com mucormicose, afirma o “El País”.

Albornoz ressaltou, entretanto, que não é possível especificar se esse é o primeiro caso no Uruguai porque a mucormicose não é relatada como um evento exclusivo de pacientes com Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
“O importante não é a identificação de um caso, mas o aviso de que o desgaste imunológico causado pela Covid-19 pode deixar um terreno fértil para outras infecções”, disse Albornoz ao “El País”. 

Risco de diabetes

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A mucormicose é uma infecção rara, mas grave, causada por fungos do gênero mucor, abdsidia e rizopus, que afeta a cavidade nasal e os seios paranasais.

Nos últimos dias, a infecção chamou a atenção porque a Índia, que está passando por uma forte onda da pandemia de coronavírus, relatou mais de 9 mil casos da doença entre pacientes que se recuperaram da Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O distúrbio geralmente aparece em pacientes com algum tipo de imunodeficiência (diminuição da capacidade do corpo de combater infecções) como diabetes, AIDS ou tratamento com drogas imunossupressoras.

A Índia é um dos países com as maiores taxas de diabetes em adultos do mundo. E os diabéticos, como no caso do paciente uruguaio, podem apresentar maior risco de ficarem doentes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A diabetes reduz as defesas imunológicas do corpo e o coronavírus a agrava. Os esteroides que ajudam a combater a Covid-19 agem como combustível para o incêndio”, disse Akshay Nair, cirurgião de Mumbai, à BBC.

Na verdade, os médicos acreditam que também pode haver uma ligação com os medicamentos esteroides agora usados para tratar a Covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os esteroides reduzem a inflamação nos pulmões e ajudam a deter alguns dos danos que podem ocorrer quando o sistema imunológico do corpo se acelera para combater o coronavírus, mas eles também reduzem a imunidade.

Os sintomas da mucormicose dependem da parte do corpo que é infectada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Geralmente, ela infecta os seios da face e o cérebro, causando corrimento nasal, inchaço e dor em um lado do rosto, além de dor de cabeça, febre e morte do tecido.

A doença também pode afetar os pulmões, o estômago, os intestinos e a pele.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A infecção severa dos seios da face pode se espalhar até atingir o cérebro. O resultado pode ser uma doença invasiva e que pode matar.

Embora a infecção seja rara, ela apresenta uma alta taxa de mortalidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, a taxa de mortalidade por causa da doença é de 54%.

Devido a essa agressividade, é necessário acelerar o tratamento, que muitas vezes inclui cirurgia para a retirada da parte danificada e o uso de medicamentos antifúngicos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No caso do paciente uruguaio, foi relatado que, após a recuperação da Covid-19, ele passou a apresentar necrose (morte do tecido) na região da mucosa.

Exames laboratoriais confirmaram que ele havia sido infectado com mucormicose.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Conforme explicado por Albornoz, o paciente não tinha uma infecção grave de Covid-19 e nem mesmo precisou de hospitalização.

“Mas, cerca de 10 dias depois, os sintomas da infecção do fungo começaram e agora essa é sua principal batalha”, disse o médico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Os fungos que causam infecção são organismos comuns no ambiente, geralmente encontrados no solo, plantas, compostagem e frutas e vegetais em decomposição. 

“Ele está em todas as partes e pode ser encontrado no solo e no ar, até mesmo nos narizes e nas membranas mucosas de pessoas saudáveis”, disse Akshay Nair à BBC.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A mucormicose é rara em alguns países e mais prevalente em outros.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a incidência anual é estimada em cerca de dois pacientes por milhão de habitantes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas na Índia é 80 vezes mais comum.

Segundo estudo publicado em novembro de 2020 no Journal of Fungi, ocorrem cerca de 0,14 casos por 1.000 habitantes naquele país.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Essa mesma pesquisa também relatou que a diabetes é a principal doença subjacente em pacientes afetados por mucormicose em países de baixa e média renda.

Em países de alta renda, a infecção afeta mais pessoas com leucemia ou que passaram por transplante de órgãos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 9% da população adulta sofre da doença, o que torna a Índia o segundo país com maior incidência no mundo, atrás apenas da China.

A verdadeira incidência de mucormicose entre pacientes com Covid-19 ainda é desconhecida.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas, como diz David Denning, professor da Universidade de Manchester e especialista da instituição de caridade Fundo de Ação Global para Infecções Fúngicas (GAFFI), “casos foram relatados em vários outros países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, França, Áustria…”.

“Mas o volume é muito maior na Índia”, disse o especialista à agência Reuters.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

RESUMO DO DIA

✅Incêndio Mata 10 Pessoas Em Pousada De Porto Alegre Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO ✅Alerta...

Destaques

Um surto da infecção “Mpox” (viruela símica), causada por um vírus que foi detectado em humanos na década de 1970, está se alastrando na...

Rússia Otan Rússia Otan

Últimas Notícias

China deve interromper o apoio à invasão da Rússia na Ucrânia se quiser manter boas relações com o Ocidente, alertou nesta quinta-feira o secretário-geral...

Últimas Notícias

Durante uma entrevista concedida ao jornal Jangadeiro na última quarta-feira (24), o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fez declarações contundentes, acusando o Partido dos...

Pacheco Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo prédios cidade

São Paulo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (25) destacam uma tendência de redução nos índices de...

Acidente com carro e ônibus deixa 3 mortos e ao menos 2 feridos na Zona Leste de São Paulo Acidente com carro e ônibus deixa 3 mortos e ao menos 2 feridos na Zona Leste de São Paulo

São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (26), um grave acidente na Rua da Passagem Funda, em Guaianases, na zona leste de São Paulo (SP), envolvendo um...

pousada pousada

Brasil

Na madrugada desta sexta-feira (26), um incêndio devastador assolou uma pousada localizada na região central de Porto Alegre, resultando na perda trágica de 10...

IBGE favela Censo IBGE favela Censo

Brasil

O estado do Rio de Janeiro encerrou o primeiro trimestre com uma queda significativa no número de crimes violentos, alcançando a menor taxa de...

Polícia Federal Polícia Federal

Brasil

Nesta sexta-feira (26), a Polícia Federal iniciou a Operação Tork, visando dar seguimento às investigações sobre o suposto recebimento de vantagens indevidas por parte...

Mega-Sena Mega-Sena

Brasil

Um sortudo apostador da cidade de Campinas (SP) teve sua sorte recompensada ao acertar sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, cujo...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit