Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Começa nesta segunda-feira (08) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, coordenada pelo Ministério da Saúde. Hoje também tem início o programa que incentiva a população a atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes.
Segundo o governo, as campanhas vão até 9 de setembro; nesse período, 20 de agosto foi selecionado como Dia D de divulgação e mobilização nacional.
Estados, municípios e DF terão autonomia para definir outras datas de mobilização, conforme a situação local.
A meta deste ano é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite. O público é formado por 14,3 milhões de pessoas e a vacinação ocorrerá nas 40 mil salas de imunização espalhadas pelo Brasil.
A ação visa melhorar os indicadores de imunização infantil no Brasil, que estão em queda desde 2015.
No ano passado, a campanha ficou longe de bater a meta estipulada pelo governo, com cobertura de apenas 69,9% do público-alvo.
Em crianças menores de 1 ano, o Ministério da Saúde aplica o esquema básico de imunização com três doses intramusculares. Nas crianças de 15 meses a 4 anos, a imunização é reforçada via oral, simbolizada pelo personagem Zé Gotinha.
Além da ação contra poliomielite, também será realizada a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos que têm o cartão incompleto ou nunca foram imunizados.
Para crianças, haverá atualização da caderneta com as seguintes vacinas: hepatite A e B, penta (DTP/Hib/Hep B), pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).
Os imunizantes disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes são: PV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).
Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação das vacinas poderá ocorrer simultaneamente à vacinação contra a Covid-19.
“As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos de idade”, informou a pasta.