Saúde

Enzima intestinal finalmente explica por que a urina é amarela

Por que a urina é amarela

Cientistas da Universidade de Maryland e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos identificaram a enzima microbiana responsável pela coloração amarela da urina, segundo estudo publicado na revista Nature Microbiology. A enzima, chamada bilirrubina redutase, desvenda o mistério por trás do tom amarelo da urina e abre caminho para pesquisas sobre o papel do microbioma intestinal em condições como icterícia e doença inflamatória intestinal.

O pigmento bilirrubina é um subproduto da degradação dos glóbulos vermelhos e, quando em excesso, pode causar icterícia. A enzima bilirrubina redutase, presente na flora intestinal, converte a bilirrubina em urobilinógeno, responsável pelo tom amarelo na urina. A ausência dessa enzima pode estar relacionada à icterícia infantil e à formação de cálculos biliares pigmentados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os pesquisadores destacam a importância do microbioma intestinal na saúde humana, resolvendo um enigma fisiológico de longa data. O estudo multidisciplinar abre caminho para compreender a relação entre as bactérias intestinais, os níveis de bilirrubina e condições de saúde.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

© 2024 Todos os direitos reservados Gazeta Brasil.

Sair da versão mobile