Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Saúde

Mudanças Hormonais: Como Podem Afetar Drasticamente a Qualidade do Sono Após os 50

Sofía Vergara, uma das atrizes do momento devido ao sucesso de Griselda, a série da Netflix que ela protagoniza, revelou recentemente que a menopausa está afetando seu sono. “Acho que a menopausa ou algo assim está chegando para mim, porque já não durmo como antes”.

“Estou entrando nessa fase, tenho 51 anos, e então durmo menos, então desgasta muito mais, a pele, a resistência, a energia, o humor, não é a mesma coisa”, detalhou Vergara, surpreendendo a entrevistadora.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Vergara falou sobre a menopausa com naturalidade. Clinicamente, a menopausa é definida como a última menstruação, sendo uma fase que todas as mulheres atravessam, embora muitas vezes seja um tabu sobre o qual não se pode falar.

Isso ocorre quando os ovários começam a diminuir lentamente sua função, afetando a produção dos hormônios estrogênio e progesterona.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os sintomas podem se desenvolver muito antes, entre 45 e 55 anos, e são variados. Podem ocorrer ondas de calor, suores noturnos, ansiedade, baixo desempenho cognitivo, diminuição do desejo sexual e secura vaginal.

Também podem ocorrer distúrbios do sono antes ou depois da menopausa. Até 46% das pessoas têm dificuldades para dormir nos anos que antecedem a menopausa, de acordo com a Fundação do Sono dos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por outro lado, um estudo realizado por pesquisadores do Irã, Reino Unido e Estados Unidos revelou que a prevalência global de distúrbios do sono entre mulheres que já passaram pela menopausa foi de 51,6%. O trabalho foi publicado na revista Sleep and Breathing.

Em entrevista ao Infobae, a Dra. Agustina Starvaggi, médica do Serviço de Ginecologia do Hospital Italiano de Buenos Aires e membro da diretoria da Associação Argentina de Controvérsias em Obstetrícia e Ginecologia, explicou que a partir dos 40 anos ocorre uma alteração no ritmo circadiano que regula o momento de dormir e acordar nas pessoas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nessa fase da vida, um dos distúrbios mais comuns é a insônia noturna, que gera vontade de dormir durante o dia ou sonolência diurna.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como o sono é alterado durante a menopausa

A prevalência da insônia pode estar relacionada à ansiedade e depressão. As mudanças hormonais e as circunstâncias de vida, como divórcio ou cuidado de pais ou outros familiares, podem contribuir para o deterioro da saúde mental nos anos anteriores e posteriores à menopausa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Algumas mulheres (não todas) podem começar a sentir os chamados “ondas de calor” ou “calores”. Se ocorrerem à noite, podem afetar a qualidade do sono noturno, pois podem causar despertares frequentes, tornando difícil voltar a dormir. Essas ondas de calor podem persistir por alguns anos.

A Dra. Starvaggi também mencionou que as mulheres podem ter sintomas irritativos na bexiga como resultado da falta de hormônios femininos, principalmente os estrogênios no aparelho urogenital. Isso pode levar a sintomas semelhantes a uma infecção urinária, como aumento da frequência da micção noturna, interrompendo o sono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outra mudança antes ou depois da menopausa pode ser o aumento da frequência de roncos, de acordo com a Fundação do Sono.

A diminuição dos hormônios reprodutivos pode tornar os tecidos moles da garganta mais colapsáveis. Além disso, a mulher pode ganhar peso, o que pode obstruir as vias respiratórias. Como resultado, os roncos podem interromper o sono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Em algumas mulheres, antes ou depois da menopausa, podem ocorrer apneias do sono associadas ao sobrepeso. Outro distúrbio é a narcolepsia, que envolve sonolência excessiva durante o dia e um sono noturno perturbado”, comentou a especialista.

Quando enfrentam distúrbios do sono, as mulheres podem se sentir mais irritáveis, sonolentas durante o dia, com dificuldades de concentração e memória. As flutuações hormonais também afetam o humor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como aliviar a insônia durante a menopausa

Se o sono noturno permanecer perturbado por várias semanas, é recomendável consultar um profissional de saúde. Se for confirmada a presença de distúrbio do sono, medidas de higiene do sono e mudanças no estilo de vida podem ser tomadas”, esclareceu Starvaggi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

Ela recomendou as seguintes mudanças:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

– Praticar exercícios diariamente, como caminhadas, e adotar uma dieta equilibrada com mais frutas e vegetais.
– Parar de fumar e evitar o consumo de álcool, além de evitar o uso de celulares ou computadores antes de dormir.
– Registrar fatores como luz, ruído ou temperatura que possam estar interferindo negativamente no sono.
– Em alguns casos, pode ser necessário tratamento farmacológico, dependendo da causa subjacente do distúrbio do sono, incluindo terapia hormonal de reposição, que deve ser supervisionada por um profissional de saúde.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Stella Valiensi, presidente da Associação Argentina de Medicina do Sono, sugeriu que quando uma mulher tem sintomas relacionados ao sono, deve consultar um profissional de saúde para determinar se precisa de tratamento hormonal. Também deve ser discutido se há sintomas de ansiedade ou depressão.

“Na alimentação, a mulher pode incluir mais cálcio, vitamina D e bifosfonatos, que devem ser indicados por um profissional”, disse a Dra. Valiensi. Ela recomendou evitar a cafeína à tarde, pois contribui para a alteração do sono. Em vez disso, incentivou a prática de técnicas de relaxamento e massagens.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ao lado da cama, é sugerido ter panos que possam ser embebidos em água fria. Se houver ondas de calor durante a noite, esses panos podem ser aplicados na testa e nas axilas. Também aconselhou ter um ventilador pequeno por perto.

Em 2020, a professora Myra Hunter, do King’s College de Londres, no Reino Unido, publicou uma revisão de estudos destacando os benefícios do acesso à terapia cognitivo-comportamental quando mulheres com mais de 45 anos enfrentam estresse, mudanças de humor e problemas de sono.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Carlos Teixeira

São Paulo

As últimas palavras de Carlos Teixeira, o jovem de 13 anos que faleceu após ser agredido por colegas na Escola Estadual Júlio Pardo Couto...

Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (18), o ministro Gilmar Mendes manifestou forte desaprovação em relação à possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pela...

Israel Israel

Últimas Notícias

O Exército de Israel informou neste sábado que abateu dez terroristas durante uma operação que começou na quinta-feira à noite no campo de refugiados...

RESUMO DO DIA

✅PGR Apela Contra Decisão Do STF Que Permitiu Remoção Da Tornozeleira Eletrônica De Rogério Andrade PGR Apela Contra Decisão do STF que Permitiu Remoção...

Inteligência artificial empregos mundo FMI Inteligência artificial empregos mundo FMI

Destaques

A Inteligência Artificial (IA) continua a avançar em um ritmo exponencial, ultrapassando os seres humanos em várias competências cognitivas e estabelecendo novos recordes no...

Hezbollah Hezbollah

Últimas Notícias

O Exército de Israel realizou na sexta-feira um novo bombardeio contra um “edifício militar” do partido-milícia xiita Hezbollah no sul do Líbano, como parte...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

idoso morto

Brasil

A representante legal de Érika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, conhecido como Tio Paulo, de 68 anos, que faleceu enquanto...

Brasil

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), identificou três focos...

Brasil

A Polícia Penal Federal realizou a prisão de um indivíduo neste sábado (20) nas dependências da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. O...

Brasil

Após receber uma carta escrita por Daniel Cravinhos durante um programa de televisão, Andreas von Richthofen, irmão de Suzane von Richthofen, declarou que não...

Últimas Notícias

O advogado de defesa de Marcelo Carrião, ex-apresentador de telejornal detido por tráfico de drogas em Santos, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)...

Brasil

De acordo com a Secretaria da Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, os encontros conhecidos como bailes funk de rua, também chamados de pancadões, foram menos...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit