Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Câncer de Cólon
(Pixabay)

Saúde

Câncer de Cólon: Teste de Sangue Promete Detectar a Doença

A detecção precoce do câncer de cólon pode evitar a maioria das mortes decorrentes dessa doença, possivelmente até 73%. Mas apenas de 50 a 75% dos adultos mais velhos e de meia-idade que deveriam fazer exames regulares realmente os realizam.

Os médicos apontam que uma das razões é que os métodos de detecção desencorajam muitos pacientes. Pessoas com risco médio têm duas opções: uma colonoscopia a cada dez anos ou um teste de matéria fecal a cada um a três anos, dependendo do tipo de exame.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ou, como disse Folasade P. May, uma gastroenterologista da UCLA Health: “Ou você toma aquele laxante horrível e, em seguida, um médico insere um instrumento no seu traseiro, ou você tem que manipular suas próprias fezes”.

Mas há algo muito mais simples no horizonte: um exame de sangue. Os gastroenterologistas afirmam que esses testes podem se tornar parte dos exames de sangue de rotina prescritos pelos médicos, por exemplo, quando um paciente vai para seu check-up anual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu acho que isso vai começar a se tornar mais comum”, disse John Carethers, um gastroenterologista e vice-reitor de Ciências da Saúde da Universidade da Califórnia, campus de San Diego.

Estima-se que cerca de 53.000 americanos morram de câncer colorretal a cada ano. É a segunda causa mais comum de morte relacionada ao câncer nos Estados Unidos, e embora a taxa de mortalidade tenha diminuído em adultos mais velhos, ela aumentou em pessoas com menos de 55 anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As diretrizes atuais recomendam que as pessoas comecem a se testar aos 45 anos. O problema é convencer mais pessoas a fazer os exames.

Agora temos o teste de sangue, que se baseia na descoberta de que tanto o câncer de cólon quanto os pólipos grandes – aglomerados de células que se formam no revestimento do cólon e às vezes se tornam cancerosos – liberam fragmentos de DNA na corrente sanguínea.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um estudo publicado na quarta-feira na revista The New England Journal of Medicine revelou que um teste de sangue que procura esse DNA, chamado Shield e realizado pela empresa Guardant Health, detectou 87% dos cânceres em estágio inicial e curável. A taxa de falsos positivos foi de 10%. “Isso é uma ótima notícia”, comentou May, que é consultora da Exact Sciences, fabricante do Cologuard, o teste de fezes.

Mas o teste de sangue tem uma desvantagem: embora detecte o câncer, não detecta a maioria dos pólipos grandes e só encontra 13% deles. Em comparação, explicou Carethers, o teste de fezes detecta 43% e a colonoscopia identifica 94%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a maioria dos pólipos seja inofensiva, alguns podem se tornar cancerosos, então os médicos procuram encontrá-los e removê-los para evitar que isso aconteça.

Barbara Jung, diretora do Departamento de Medicina da Universidade de Washington e presidente da Associação Americana de Gastroenterologia, disse que os pacientes precisam de todas as informações antes de optar pelo teste de sangue. Acima de tudo, eles precisam entender que, embora o teste ajude a detectar o câncer precocemente, não o previne, porque não detecta pólipos pré-cancerígenos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Devemos discutir isso com os pacientes”, acrescentou, “muitas dessas questões serão responsabilidade dos médicos de atenção primária, que já têm muita pressão de tempo para passar por uma série de exames e consultas”.

Os médicos também precisarão explicar aos pacientes que, se o resultado do teste de sangue for anormal, eles terão que agendar uma colonoscopia para procurar por câncer inicial ou pólipos e, se houver, removê-los.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também não está claro com que frequência esses testes de sangue devem ser feitos. A Guardant recomendou a cada três anos, mas essa recomendação não é fundamentada, explicou Jung.

Jung acrescentou que adoraria saber se o teste de sangue é útil para pessoas que são muito jovens para os exames de detecção existentes. Mas para descobrir isso, serão necessários mais estudos. Jung está preocupada com os crescentes índices de câncer de cólon em pessoas mais jovens. Seria “muito bom” se os pacientes pudessem fazer um teste de sangue para câncer de cólon aos 30 anos, comentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Eu adoraria muito isso”, afirmou.

No entanto, a grande incógnita é o custo. A Guardant já solicitou à Food and Drug Administration (FDA) autorização para comercializar o teste. Atualmente, a empresa o está vendendo como “teste de laboratório”, o que não requer aprovação da FDA, mas os seguros saúde não cobrem. Para aqueles que desejam pagar do próprio bolso, o preço é de 895 dólares, mas, se aprovado, a empresa trabalhará com o Medicare e o Medicaid, bem como com seguradoras privadas, para “estabelecer um preço final”, disse Matt Burns, porta-voz da Guardant.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

William Grady, diretor médico do programa de prevenção do câncer gastrointestinal do Centro de Câncer Fred Hutchinson, que também é o autor responsável pelo ensaio patrocinado pela Guardant, mencionou que é possível que a empresa estabeleça um preço equivalente ao de outros métodos de detecção. O teste de fezes do Cologuard custa de 581 a 681 dólares. As colonoscopias, geralmente necessárias metade das vezes, normalmente custam entre 1250 e 4800 dólares, embora em alguns hospitais sejam mais caras. O custo médio de uma colonoscopia nos Estados Unidos é de 2750 dólares e os seguros saúde geralmente cobrem isso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Carlos Teixeira

São Paulo

As últimas palavras de Carlos Teixeira, o jovem de 13 anos que faleceu após ser agredido por colegas na Escola Estadual Júlio Pardo Couto...

Últimas Notícias

Nesta quinta-feira (18), o ministro Gilmar Mendes manifestou forte desaprovação em relação à possibilidade de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pela...

Israel Israel

Últimas Notícias

O Exército de Israel informou neste sábado que abateu dez terroristas durante uma operação que começou na quinta-feira à noite no campo de refugiados...

RESUMO DO DIA

✅PGR Apela Contra Decisão Do STF Que Permitiu Remoção Da Tornozeleira Eletrônica De Rogério Andrade PGR Apela Contra Decisão do STF que Permitiu Remoção...

Inteligência artificial empregos mundo FMI Inteligência artificial empregos mundo FMI

Destaques

A Inteligência Artificial (IA) continua a avançar em um ritmo exponencial, ultrapassando os seres humanos em várias competências cognitivas e estabelecendo novos recordes no...

Hezbollah Hezbollah

Últimas Notícias

O Exército de Israel realizou na sexta-feira um novo bombardeio contra um “edifício militar” do partido-milícia xiita Hezbollah no sul do Líbano, como parte...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

idoso morto

Brasil

A representante legal de Érika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, conhecido como Tio Paulo, de 68 anos, que faleceu enquanto...

Brasil

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), identificou três focos...

Brasil

A Polícia Penal Federal realizou a prisão de um indivíduo neste sábado (20) nas dependências da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. O...

Brasil

Após receber uma carta escrita por Daniel Cravinhos durante um programa de televisão, Andreas von Richthofen, irmão de Suzane von Richthofen, declarou que não...

Últimas Notícias

O advogado de defesa de Marcelo Carrião, ex-apresentador de telejornal detido por tráfico de drogas em Santos, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)...

Brasil

De acordo com a Secretaria da Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, os encontros conhecidos como bailes funk de rua, também chamados de pancadões, foram menos...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit