Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma pessoa no estado do Texas, no sul dos Estados Unidos (EUA), foi diagnosticada com gripe aviária após contato com vacas leiteiras supostamente infectadas com a doença. As informações foram divulgadas por autoridades locais na tarde desta segunda-feira (1º).
A gripe aviária foi identificada nas vacas leiteiras e também no paciente do Texas é a mesma versão do H5N1, um subtipo de influenza, que circula em aves norte-americanas.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), o principal sintoma do paciente foi conjuntivite. O indivíduo está sendo tratado com antiviral e se recuperando.
O CDC está trabalhando com departamentos estaduais de saúde para monitorar outras pessoas que possam ter estado em contato com aves e animais infectados com a gripe aviária.
Apesar da preocupação, as autoridades locais afirmam que, a princípio, não há sinais de que o vírus tenha evoluído de forma a se espalhar mais facilmente entre humanos. E, assim, o risco para o público em geral permanece baixo.
Este é o segundo caso de gripe aviária H5N1 em pessoas nos EUA. O 1º foi registrado em 2022.