Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Lavar os cabelos no salão é, para muitas pessoas, um momento de relaxamento. No entanto, um médico indiano fez um alerta importante: se não tomarem cuidado, os clientes podem, inadvertidamente, sofrer um derrame grave durante a lavagem.
Dr. Arun Naik, neurocirurgião consultor baseado na Índia, usou sua página no Instagram para chamar a atenção para os perigos de inclinar demais o pescoço para trás na pia durante o procedimento. O posicionamento inadequado pode comprimir ou danificar as artérias no pescoço, o que restringe o fornecimento de sangue para o cérebro, explicou o especialista.
Nos casos mais leves, isso pode resultar em sensações desagradáveis, como tontura, visão turva, dormência e fala arrastada. No entanto, quando as artérias ficam comprimidas por um período mais longo, isso pode levar a um derrame fatal, alertou Dr. Naik, que possui 52 mil seguidores.
Ver essa foto no Instagram
Fatores de Risco e Cuidados Necessários
Pessoas com pressão alta, diabetes ou histórico de problemas no pescoço estão mais expostas ao risco de sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC) durante a lavagem de cabelo no salão. O fenômeno já foi descrito como “síndrome do derrame de salão de beleza”, com o primeiro caso registrado nos Estados Unidos em 1993. Desde então, vários casos foram documentados na literatura médica, incluindo o de uma mulher de 50 anos, cujo “derrame de salão de beleza” foi inicialmente confundido com um problema intestinal.
Em 2016, Adele Burns, mãe de dois filhos e moradora de Glasgow, sofreu um AVC após uma sessão de coloração no salão, durante a qual seu cabelo foi lavado seis vezes. Ela ficou incapaz de falar, ver ou se mover por 24 horas. Em outro caso, Elizabeth Smith, de San Diego, alegou que sofreu um derrame porque tanto a pia quanto a cadeira não estavam ajustadas ao seu corpo pequeno, fazendo com que seu pescoço fosse excessivamente esticado.
Dicas para Prevenir o “Derrame de Salão de Beleza”
Dr. Naik recomenda que os clientes de salões de beleza tomem algumas precauções para evitar a síndrome do derrame de salão de beleza. Primeiro, é importante garantir que o pescoço esteja adequadamente apoiado durante a lavagem. O médico sugere que se peça uma toalha ou almofada para colocar sob o pescoço, evitando que ele seja excessivamente esticado para trás. Ajustar a cadeira do salão ou a altura da pia também pode ajudar.
Além disso, Dr. Naik enfatiza a importância de fazer pausas durante o processo. Alterar a posição do corpo pode aliviar a tensão no pescoço. Ele também alerta os clientes a estarem atentos aos sintomas de um derrame, como dormência ou fraqueza súbita no rosto, braço ou perna, especialmente de um lado do corpo, confusão, visão turva, tontura e dor de cabeça.
Se algum desses sintomas aparecer durante ou após a lavagem do cabelo, é fundamental avisar o cabeleireiro imediatamente e buscar atendimento médico.
Sugerindo Alternativas para Clientes com Histórico de Problemas no Pescoço
Para quem tem histórico de problemas no pescoço ou questões vasculares, o médico sugere que os clientes informem o salão antes de iniciar a lavagem. Em casos como esses, pode ser preferível usar técnicas alternativas, como o uso de um pulverizador manual enquanto o cliente permanece sentado.
Em 2023, 110.818 brasileiros morreram por Acidente Vascular Cerebral (AVC) até o mês de novembro. Já em 2024, até o momento, 10.125 pessoas foram vítimas da doença. Os dados são do Portal da Transparência do Centro de Registro Civil (CRC) do Brasil — uma base de dados alimentada pelos cartórios de todo o país —, divulgados pela Sociedade Brasileira de AVC (SBAVC).