Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Consumir café reduz as chances de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) – mas apenas se for consumido pela manhã.
Pesquisas sugerem que a hora em que se toma um expresso ou um café com leite é mais importante para a saúde do que a quantidade consumida. Tomar de uma a várias xícaras antes do meio-dia foi associado a uma redução de 31% no risco de doenças cardíacas e circulatórias, em comparação com aqueles que bebem café ao longo do dia.
Beber café está ligado a uma melhor saúde cardíaca e à redução do risco de algumas doenças crônicas, como diabetes tipo 2.
No primeiro estudo a examinar o horário de consumo, os pesquisadores usaram dados de mais de 40.000 adultos americanos que participaram de estudos sobre saúde, nutrição e estilo de vida ao longo de uma década.
Eles encontraram padrões distintos de consumo de café: 36% o consumiam antes do meio-dia, 16% consumiam café ao longo do dia e metade não bebia café. Em comparação com pessoas que não consumiam a bebida cafeinada, os consumidores da manhã tinham 16% menos probabilidade de morrer de qualquer causa e 31% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares.
Esses benefícios foram observados tanto em consumidores “moderados” que bebiam duas a três xícaras quanto em “pesados” que tomavam mais de três cafés antes do meio-dia. Aqueles que bebiam uma xícara ou menos também se beneficiaram, mas com uma redução menor no risco, de acordo com os achados publicados no European Heart Journal.
Não houve redução no risco para os consumidores de café ao longo do dia em comparação com aqueles que nunca bebem.
O autor principal, Dr. Lu Qi, da Universidade de Tulane, na Louisiana, disse: “Nossos achados indicam que não é apenas se você bebe café ou quanto você bebe, mas a hora do dia em que você bebe café que é importante. Normalmente não damos conselhos sobre o horário em nossas orientações dietéticas, mas talvez devêssemos pensar sobre isso no futuro.”
Os autores disseram que beber café depois do meio-dia pode perturbar os ritmos circadianos, o relógio biológico que influencia os ciclos diários de mudanças físicas, comportamentais e mentais. Muitos consumidores de café ao longo do dia podem sofrer distúrbios do sono devido à supressão da melatonina, um importante mediador do sono no cérebro. Isso, por sua vez, pode levar a mudanças nos fatores de risco cardiovascular, como inflamação e pressão arterial.
O professor Thomas Lüscher, cardiologista consultor do Royal Brompton and Harefield Hospitals, em Londres, disse: “No geral, devemos aceitar as agora substanciais evidências de que beber café, particularmente nas horas da manhã, é provavelmente saudável. Portanto, beba seu café, mas faça isso pela manhã.”
