Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um novo estudo revela que, para aqueles que estão entrando na aposentadoria, beber com moderação pode ter efeitos positivos na saúde mental, ajudando a prevenir sintomas de depressão. A pesquisa, que acompanhou mais de 27.500 pessoas ao longo de 14 anos, analisou os hábitos de consumo de álcool e as condições de saúde dos participantes, revelando que o consumo moderado de álcool pode ser benéfico neste período de transição.
Os pesquisadores descobriram que, em geral, os aposentados apresentaram mais sinais de depressão do que aqueles que continuaram trabalhando. No entanto, o estudo revelou que aposentados que consumiam álcool de maneira moderada pareciam ter menos sintomas de depressão do que os que faziam uso excessivo de álcool ou os que se abstinham completamente.
De acordo com o estudo, o consumo moderado de álcool foi classificado como uma a três doses diárias para mulheres e uma a quatro para homens. Já o consumo excessivo, conhecido como “binge drinking”, foi definido como quatro ou mais doses diárias para mulheres e cinco ou mais para homens.
Os autores sugerem que o consumo moderado de álcool pode estar relacionado à redução dos sintomas de depressão devido à sua capacidade de melhorar o humor, especialmente quando combinado com a socialização.
No entanto, os pesquisadores alertaram que não estão sugerindo que a solução para a adaptação à aposentadoria seja recorrer ao álcool. A Dra. Antonia Diaz-Valdes, da Universidad Mayor, no Chile, destacou que o consumo de álcool pode aumentar o risco de quedas, lesões e dependência, além de levar a problemas de saúde relacionados ao abuso da substância.
“Não há dúvida de que a adaptação à aposentadoria pode ser difícil para alguns, mas recorrer ao álcool não é a solução”, afirmou a especialista.
Os autores ressaltaram que é fundamental oferecer suporte aos aposentados para ajudá-los a evitar o uso excessivo de álcool durante esse período de transição. A Dra. Christina Seller, da Simmons University, em Boston, enfatizou que fornecer alternativas para lidar com as mudanças da aposentadoria é crucial para evitar o consumo excessivo de álcool.
Os resultados do estudo foram publicados na revista Aging and Mental Health.
