Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O estado dos seus pés pode fornecer um indício de que você precisa se preocupar com a saúde do coração, alertou um especialista. Problemas nos pés fáceis de ignorar, como pés frios ou infecções fúngicas, podem ser um sinal precoce de doença cardíaca mortal, avisou o farmacêutico Noel Wicks.
Bloqueio dos Vasos Sanguíneos
Os pés costumam ser a primeira parte do corpo a ser afetada pela causa mais comum de problemas cardíacos — gordura bloqueando os vasos sanguíneos que abastecem o coração, bem como o resto do corpo. Quando o sangue e o oxigênio não conseguem fluir adequadamente pelos vasos e para o coração, o risco de ataque cardíaco e derrame aumenta drasticamente. Como os vasos sanguíneos nos dedos dos pés são muito pequenos, não demora muito para que fiquem obstruídos. Isso pode resultar em pés frios, dormentes, doloridos ou inchados.
Além disso, o suprimento sanguíneo comprometido nos pés pode também fazer com que as unhas dos pés se tornem quebradiças e espessas, acrescentou Wicks. “Precisamos manter um olho na saúde dos nossos pés, incluindo as unhas, pois isso pode impactar nossa saúde geral e ser um sinal de problemas de saúde sérios”, disse ele ao The Express.
Doença Arterial Periférica
Pesquisas constataram que cerca de um em cada quatro ‘saudáveis’ com mais de 60 anos têm doença cardíaca não diagnosticada. Um acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos — conhecido medicamente como doença arterial periférica (DAP) — também pode causar problemas mais acima na perna. Isso inclui uma dor incômoda nas pernas ao caminhar, que geralmente desaparece após alguns minutos de descanso. “A dor pode variar de leve a severa e geralmente desaparece após alguns minutos quando você descansa as pernas”, disse Wicks. “Ambas as pernas costumam ser afetadas ao mesmo tempo, embora a dor possa ser pior em uma das pernas. Formigamento, dor, queimação, pele seca, pele rachada, bolhas ou feridas que não cicatrizam, infecções fúngicas e frieira são também sintomas nos pés a serem observados.”
Diabetes Tipo 2
Problemas nos pés também podem ser um sinal de diabetes tipo 2. Níveis de açúcar no sangue anormalmente altos causados pela doença podem danificar os delicados vasos sanguíneos nos pés, levando a uma série de problemas. Comumente, o dano aos vasos sanguíneos leva à destruição dos nervos que abastecem os pés, o que significa que os sofrentes enfrentam dificuldades para perceber quando estão feridos, resultando em feridas que não cicatrizam. Por esta razão, os portadores de diabetes estão também mais vulneráveis a infecções fúngicas nos pés, como frieira e fungo na unha do pé. O diabetes pode causar fadiga persistente, perda de peso inexplicável ou cansaço após refeições.
