Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma reportagem do jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira (23), revela que a lista de pessoas supostamente monitoradas ilegalmente pela “Abin paralela” inclui até mesmo nomes de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a investigação, a lista de monitorados inclui o então youtuber e atual deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e um ex-assessor de Bia Kicis (PL-DF), ambos considerados leais ao ex-presidente. A invasão de privacidade teria sido realizada por meio do software israelense First Mile, capaz de rastrear a localização de alvos utilizando o celular.
A Polícia Federal iniciou uma investigação após descobrir que a Abin utilizou o software First Mile, desenvolvido pela empresa israelense Cognyte, para monitoramento ilegal. Embora o programa não permita o grampo de mensagens e ligações, ele fornece acesso à geolocalização em tempo real e a dados pessoais registrados junto a operadoras de telefonia. Estima-se que o sistema espião tenha sido utilizado mais de 60 mil vezes pela Abin entre fevereiro de 2019 e abril de 2021.
A lista completa dos supostos alvos da espionagem inclui políticos, jornalistas, ambientalistas, caminhoneiros e acadêmicos. Entre os nomes mais conhecidos estão: