Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na segunda-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) anunciou o registro da primeira morte por chikungunya no estado em 2024. A vítima, um homem de 57 anos, residente em Sapé, foi diagnosticada com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A SES-PB informou que outros quatro casos suspeitos de óbitos relacionados a arbovírus estão sob investigação.
O paciente, além de contrair chikungunya, apresentava uma condição pré-existente de hepatopatia. O resultado do exame IGM foi positivo para a presença do vírus. Essa trágica confirmação ressalta a importância da vigilância e prevenção contra as doenças transmitidas por mosquitos.
Vale destacar que a Paraíba já registrou duas mortes relacionadas à dengue este ano. A primeira vítima, uma mulher de 24 anos, residente em Camalaú, apresentou sintomas graves, incluindo febre, cefaleia, vômito, náuseas, artrite, artralgia, dor abdominal, taquicardia, derrame pleural e icterícia.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta uma situação preocupante, com 52.702 casos prováveis de chikungunya somente este ano. Desses, 52 óbitos estão em fase de investigação, enquanto 13 já foram confirmados. A população deve permanecer alerta e adotar medidas preventivas para evitar a propagação dessas doenças.