Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Cientistas americanos descobriram que os chamados ‘produtos químicos eternos’ estão espreitando em todas as marcas de lentes de contato.
Estudos anteriores sugerem que as substâncias polifluoroalquil (PFAS), uma família de cerca de 10.000 produtos químicos, aumentam o risco de câncer de fígado, rim e testículo, bem como doenças da tireoide.
As substâncias tóxicas são encontradas em muitos produtos do dia a dia, como panelas antiaderentes, embalagens de alimentos, tapetes e móveis.
O estudo detectou níveis preocupantes de PFAS em 18 marcas populares de lentes de contato, incluindo Acuvue, Alcon e Coopervision.
Os PFAS também estão ligados ao aumento do colesterol, problemas reprodutivos e de desenvolvimento e outros danos à saúde.
O governo não monitora os níveis dos produtos químicos nos produtos, mas acompanha os níveis encontrados na água potável.
As diretrizes do Drinking Water Inspectorate, que cobre Inglaterra e País de Gales, afirmam que a água potável deve conter produtos químicos PFAS em no máximo 100 nanogramas por litro (ng/l).
A análise laboratorial das lentes de contato populares encontrou que todas excederam o nível de 100 ng/l.
Traços de flúor orgânico, um marcador para PFAS nas lentes, variavam de 105.000 ng/l a 20.700.000 ng/l – o que é até e mais de 200.000 vezes maior do que o limite seguro para a água.
A Dra. Linda S. Birnbaum, toxicologista e ex-diretora do National Institute for Environmental Health Sciences dos EUA, disse: “Seus olhos são uma das partes mais sensíveis do seu corpo.
“Portanto, é preocupante ver a presença de flúor orgânico, que provavelmente é um tipo de PFAS, encontrado em todos os produtos de lentes de contato testados.”
O Professor Terrence Collins, químico da Universidade Carnegie Mellon, Nova Zelândia, disse que muitos fabricantes usam PFAS porque são materiais baratos e eficazes.
No entanto, ele está frustrado pela falta de testes de produtos.
“Ninguém hoje pode dizer que as exposições aos PFAS são seguras porque nenhuma jurisdição tem exigido o desenvolvimento e a análise rigorosa de testes de segurança apropriados”, disse Terrence.
“Aconselho a evitar rigorosamente essas lentes de contato.”
Neste ponto, no entanto, pedir à pessoa comum para evitar PFAS é quase impossível, especialmente quando existem tão poucas alternativas.
Anteriormente, descobriu-se que os PFAS estão contidos nas embalagens de cadeias populares de fast-food.
Um estudo publicado em outubro do ano passado também encontrou as substâncias em 80 por cento das refeições do McDonald’s, Burger King, Pizza Hut e Domino’s.
O artigo baseou-se em amostras de restaurantes em San Antonio, EUA, que encontraram pequenas quantidades de ftalatos.
Esses produtos químicos são usados para tornar os plásticos macios e foram encontrados em 80 por cento das amostras coletadas.
O produto químico está ligado a uma série de problemas de saúde, incluindo problemas no sistema endócrino, que é uma série de glândulas que produz e secreta hormônios no corpo, como descobriu um estudo anterior.
Os ftalatos também estão ligados a problemas de fertilidade e reprodução, sendo que um estudo de 2020 descobriu que o produto químico pode ‘induzir alterações na puberdade, no desenvolvimento da síndrome da disgenesia testicular, no câncer e em distúrbios de fertilidade em ambos os sexos’.