Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Reguladores de Hong Kong aprovaram nesta segunda-feira (15) o lançamento de ETFs (Exchange Traded Funds) de Bitcoin e Ether à vista, seguindo a movimentação dos EUA no início do ano para trazer esses produtos ao mercado. A notícia impulsionou o Bitcoin, que subia cerca de 3% por volta de 7:11 (horário de Brasília) após uma forte queda no fim de semana.
Três gestoras de ativos receberam aprovação da Comissão de Valores Mobiliários e Futures de Hong Kong (SFC). A ChinaAMC informou que obteve aval para a oferta de “serviços de gestão de ativos virtuais” e está “ativamente mobilizando recursos” para o desenvolvimento de um ETF de Bitcoin e Ether à vista. A OSL Digital Securities será custodiante da ChinaAMC.
Harvest Global e Bosera International também receberam aprovação da SFC para ETFs de Bitcoin e Ether, de acordo com as empresas. A SFC não comentou o assunto até o momento.
Embora os ETFs tenham sido aprovados, ainda não há data para o lançamento.
No entanto, Hong Kong tem lentamente tentado se tornar um centro de criptomoedas regulamentado para competir com lugares como Dubai e Cingapura. Não está claro se os investidores chineses continentais serão autorizados a investir em criptomoedas por meio dos ETFs.
As movimentações de Hong Kong ocorrem após os reguladores de valores mobiliários dos EUA terem aprovado a negociação de ETFs de bitcoin, que viram bilhões de dólares de entradas.
Um ETF de bitcoin permite que um investidor seja exposto ao movimento de preço do ativo sem precisar possuir a criptomoeda subjacente. Muitos comentaristas disseram que os ETFs permitirão que investidores mais tradicionais entrem no mercado de criptomoedas.
Hong Kong seria um dos primeiros lugares do mundo a aprovar um ETF de ether. A Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA ainda não aprovou tal produto e gestores de ativos