Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma mulher na Coreia do Sul se tornou vítima de um golpe milionário ao acreditar que estava conversando com o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX. O caso aconteceu em julho do ano passado, mas só foi revelado na última sexta-feira (19) pela imprensa sul-coreana, de acordo com o jornal South China Morning Post.
A vítima, que não teve sua identidade revelada, contou à emissora pública KBS que foi seguida no Instagram por um perfil com fotos de Musk no dia 17 de julho de 2022. Inicialmente desconfiada, ela acabou sendo convencida pelo falso perfil, que enviou fotos da suposta carteira de identidade do bilionário e imagens dele no trabalho.
“Musk me adicionou como amigo no Instagram. Embora eu tenha me tornado um grande fã de Musk depois de ler sua biografia, duvidei no início”, relatou a mulher ao canal KBS. “Musk falou sobre seus filhos e sobre pegar um helicóptero para trabalhar na Tesla ou na Space X (…) Ele também explicou que entra em contato com os fãs aleatoriamente”.
Para dar ainda mais veracidade ao esquema, os dois chegaram a fazer uma videochamada, na qual um deepfake do bilionário teria sido usado. Em dado momento, o golpista convenceu a mulher a transferir R$ 257 mil para uma conta que pertenceria a um funcionário sul-coreano de Musk. A promessa era que a vítima ficaria rica através de investimentos.
“Musk’ até disse: ‘Eu te amo, sabia disso?’ quando fizemos uma videochamada”, afirmou a mulher em conversa com a emissora. “Eu experimentei algo como um sonho no ano passado”, disse ela ao relembrar o caso.