Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A previsão do tempo para o show da Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, marcado para o próximo sábado dia 4 de maio, será de calor intenso e clima seco, segundo boletim da Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. A ausência de chuvas é um sinal positivo para o público e artistas, já que o show será a céu aberto, mas as elevadas temperaturas previstas irão exigir cuidados extras por parte das pessoas que comparecerão ao evento.
“Com as altas temperaturas previstas, as pessoas precisam se preparar para evitar problemas de saúde causados pelo calor. Recomenda-se o uso de bonés, roupas leves, protetor solar – para quem estiver no local já durante a tarde – e muita hidratação antes, durante e depois do show”, salienta Robson Miranda, meteorologista e executivo de vendas da Climatempo, que foi contratada para realizar o serviço de monitoramento do clima e das marés para a Bonus Track, produtora responsável pelo espetáculo. “É importante lembrar que dias quentes podem causar desidratação, exaustão pelo calor e problemas respiratórios”, alerta Miranda, que está à frente deste projeto.
Conforme a previsão da Climatempo, o País e o Rio de Janeiro estão sob influência de uma forte onda de calor, que provoca temperaturas acima da média para esta época do ano e tempo seco, e o fenômeno deve persistir durante todo o fim de semana. No sábado, dia do show, o tempo permanecerá estável, com o sol dominando o cenário. Apesar da previsão de neblina durante a manhã, o restante do dia será marcado pelo calor intenso. A temperatura mínima deve chegar a 22°C e a máxima, a escaldantes 37°C.
Amanhã, véspera do espetáculo, haverá sol ao longo do dia, com temperaturas entre 24°C e 36°C, e no domingo, um dia depois do show, o clima se manterá estável, com sol e temperaturas entre 22°C e 36°C.
Serviço de acompanhamento meteorológico
A Climatempo foi escolhida pela produtora Bonus Track para fornecer o serviço de acompanhamento do tempo, incluindo a instalação de uma estação meteorológica completa nas areias de Copacabana, entre os dias 16 de abril e 8 de maio, período no qual a produção do evento realiza a montagem da infraestrutura de palco, o show na data marcada e, posteriormente, a desmontagem do palco e equipamentos.
O serviço envolve o uso de tecnologias próprias da Climatempo, como o Nowcast e o SMAC, além de dados de modelos e estudos meteorológicos previamente realizados pela empresa. A empresa já desenvolveu estes serviços para outros megaeventos, como o RocknRio, e o Lollapalooza, além do último show da própria Madonna no Brasil, em 2012.
O trabalho da Climatempo está sendo realizado em algumas etapas. O monitoramento do clima começou a ser realizado em 16 de abril, inicialmente com o objetivo de apoiar a produção na montagem da infraestrutura para o evento. Na segunda etapa, foi instalada a estação meteorológica próxima à estrutura do palco, com foco em medir as variáveis do tempo como chuva, umidade, temperatura, velocidade e direção do vento. A produtora do show conta com um meteorologista da Climatempo trabalhando presencialmente nos primeiros dias de maio e durante o show, dando respaldo à equipe de produção, com a emissão de boletins diários e alertas.
Sobre a Climatempo
A Climatempo é a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina. Desenvolve serviços de análises e previsões meteorológicas para empresas e instituições da área pública e privada, com serviços especializados que atendem diversos setores de atividades, como energia, mineração, agronegócio e logística, entre outros. Para o público em geral, fornece informações sobre o tempo por meio do seu website e aplicativos, e boletins com previsão do tempo para diversos veículos de comunicação. Juntos, esses canais somam 20 milhões de usuários mensalmente.
Comprometida com a inovação, foi a primeira empresa privada a oferecer análises climáticas customizadas no mercado brasileiro e, em 2015, instalou o LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), para atuar na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Fundada em 1988, a Climatempo foi adquirida, em 2019, pela StormGeo, empresa líder global em serviços de inteligência meteorológica e suporte à decisão, sediada na Noruega, com presença em 15 países e 515 funcionários, e que, desde 2021, integra o grupo Alfa Laval, líder global no fornecimento de produtos nas áreas de transferência de calor, separação e manuseio de fluidos.