Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A equipa de pediatras, epidemiologistas e especialistas em medicina preventiva ligados a várias instituições em Israel e Dinamarca descobriu que crianças nascidas de pais que eram obesos aos 17 anos têm maior probabilidade de serem obesas na mesma idade.
No seu estudo, publicado na revista JAMA Network Open, o grupo analisou dados recolhidos durante exames médicos obrigatórios antes do serviço militar compulsório em Israel.
O serviço militar obrigatório em Israel ao longo de muitos anos tem fornecido dados médicos únicos sobre milhões de pessoas que vivem no país. Devido aos exames médicos de aptidão antes do serviço e ao facto de ser realizado ao longo de várias gerações, estão disponíveis dados biológicos, hereditários e médicos para múltiplas gerações, permitindo comparações de dados de pessoas relacionadas quando tinham a mesma idade.
Para este novo estudo, os investigadores compararam o IMC de 447.883 filhos aos 17 anos com o IMC de ambos os pais aos 17 anos. Os dados dos participantes foram recolhidos entre 1986 e 2018.
A equipa de pesquisa descobriu que os adolescentes de 17 anos nascidos de pais obesos aos 17 anos tinham uma probabilidade de 77% de serem obesos aos 17 anos — por outro lado, crianças nascidas de pais com peso saudável aos 17 anos tinham apenas 15% de probabilidade de serem obesas aos 17 anos. E se ambos os pais tivessem sido severamente subnutridos aos 17 anos, a probabilidade de seus filhos serem obesos aos 17 anos era apenas de 3,3%.
Os pesquisadores também descobriram que as filhas tinham maior probabilidade de serem obesas nessas circunstâncias do que os filhos, especialmente nos casos em que apenas a mãe tinha sido obesa na adolescência. Descobriu-se ainda que descendentes de ambos os sexos tinham maior probabilidade de serem obesos aos 17 anos se ambos os pais tivessem sido obesos na mesma idade.
Segundo os pesquisadores, esses números apoiam teorias de um elemento genético no desenvolvimento da obesidade na adolescência.