Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nos últimos anos, houve um grande impulso na indústria de bebidas no que diz respeito à venda de energéticos. Classificados como suplementos dietéticos, a maioria dessas bebidas contém ingredientes estimulantes, além de altas quantidades de cafeína, que não são regulamentados pela Food and Drug Administration (FDA).
Pesquisadores da Mayo Clinic recentemente publicaram um estudo investigando os riscos do consumo de energéticos por pessoas com doenças cardíacas genéticas.
“Eles estão disponíveis em refrigeradores por todo o país. Energéticos são bebidas projetadas para te dar um impulso. Mas podem prejudicar o seu coração?”
“O coração saudável consegue lidar bem com esses produtos químicos – claro, com moderação. O coração frágil pode não conseguir”, diz o Dr. Michael Ackerman, cardiologista genético da Mayo Clinic.
Dr. Ackerman liderou um estudo investigando os efeitos dos energéticos no coração. Ele alerta que, embora os energéticos não causem diretamente parada cardíaca, consumi-los, especialmente em grandes quantidades, pode ser uma “tempestade perfeita” para pessoas com condições cardíacas genéticas.
“Talvez você tenha estado privado de sono, e agora está consumindo o energético. Então talvez isso seja o golpe final que coloca esse coração – onde normalmente esses produtos químicos não teriam incomodado – agora em um estado onde finalmente desencadeia uma arritmia potencialmente fatal”, ele diz.
Ele diz que não é um vínculo forte, mas um alerta para estar ciente.
“É um chamado para estar alerta e informar seu provedor de saúde se você está consumindo essas bebidas”, diz o Dr. Ackerman.