Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ex-presidente Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton anunciaram no domingo que estão apoiando a vice-presidente Kamala Harris para a candidatura presidencial pelo Partido Democrata, após o presidente Biden ter declarado que não buscará a reeleição.
Biden anunciou no domingo que está suspendendo sua campanha de reeleição para 2024 e declarou seu “total apoio e endosse” a Harris para assumir como a candidata presidencial do partido.
Em um comunicado, os Clintons afirmaram que Biden “concluiu sua carreira extraordinária de serviço com uma presidência que tirou a América de uma pandemia sem precedentes, criou milhões de novos empregos, reconstruiu uma economia devastada, fortaleceu nossa democracia e restaurou nossa posição no mundo. De qualquer forma que se analise, ele avançou na missão de nossos fundadores de construir uma união mais perfeita e no objetivo declarado de restaurar a alma da nossa nação.”
“Nos juntamos a milhões de americanos em agradecimento ao presidente Biden por tudo o que conquistou, defendendo a América repetidamente, com sua Estrela Polar sempre sendo o que é melhor para o país,” disseram em seu comunicado conjunto. “Estamos honrados em apoiar o presidente ao endossar a vice-presidente Harris e faremos o que for necessário para apoiá-la.”
“Vivemos muitos altos e baixos, mas nada nos deixou mais preocupados com o nosso país do que a ameaça representada por um segundo mandato de Trump. Ele prometeu ser um ditador desde o primeiro dia, e a recente decisão de sua submissa Suprema Corte só o encorajará a destruir ainda mais a Constituição. Agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com todas as nossas forças para elegê-la. O futuro da América depende disso.”
O anúncio de Biden veio após semanas de especulações e pressões de democratas para que ele se afastasse, após uma desastrosa performance no debate presidencial contra o candidato republicano e ex-presidente Donald Trump.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente,” escreveu Biden em uma carta pública. “Embora fosse minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir minhas funções como presidente pelo restante do meu mandato.”
“Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje, quero oferecer meu total apoio e endosse para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas, é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso,” escreveu Biden.