Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Alguns dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Será mesmo? Isso está em debate. No entanto, pular a primeira refeição não é a escolha mais saudável e pode até colocar alguém em risco de problemas de saúde. No Mayo Clinic Minute, o cardiologista Dr. Francisco Lopez-Jimenez explica o porquê.
“Pular o café da manhã, historicamente, não tem sido algo necessariamente saudável”, afirma Dr. Lopez-Jimenez.
Ele acrescenta que perder a primeira refeição do dia não é bom para o coração.
“Há vários estudos mostrando que pessoas que pulam o café da manhã têm um risco aumentado de doenças cardíacas e muitas outras enfermidades”, diz ele.
Além disso, há evidências que sugerem que os infartos são mais prováveis de ocorrer pela manhã.
“Parte disso é o estado elevado de adrenalina que ocorre cedo pela manhã. Se você combina isso com a ausência de alimentos, sem calorias, o que acontece é que o corpo pensa: ‘Bem, sem comida, eu poderia morrer de fome, então preciso fazer algo extra.’ E essas ações extras são, basicamente, a ativação das glândulas que produzem adrenalina. E, essencialmente, o corpo entra em um surto de adrenalina”, explica Dr. Lopez-Jimenez.
E para aqueles que querem perder peso através do jejum, o café da manhã não é a refeição certa para pular.
“Quem pula o café da manhã muitas vezes consegue fazer isso porque tem um jantar bastante grande”, afirma Dr. Lopez-Jimenez. “Então, você está fornecendo calorias ao corpo na hora em que ele está prestes a dormir, quando você menos precisa de calorias.”