Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério das Relações Exteriores de Israel divulgou nesta segunda-feira (9) fotos da ativista climática sueca Greta Thunberg e do ativista brasileiro Thiago Ávila desembarcando do barco Madleen, que foi interceptado pela Marinha israelense enquanto tentava furar o bloqueio naval imposto à Faixa de Gaza.
Greta Thunberg
A embarcação foi escoltada até o porto de Ashdod durante a madrugada. Segundo o governo israelense, os 12 ativistas a bordo estão sendo submetidos a exames médicos e serão entregues à polícia para deportação.
“O ‘iate do selfie’ atracou no porto de Ashdod há pouco. Os passageiros estão passando por exames médicos para garantir que estão em boas condições de saúde”, informou o Ministério das Relações Exteriores de Israel, em tom irônico.
O brasileiro Thiago Ávila
Ainda segundo o governo israelense, o ministro da Defesa, Israel Katz, determinou que os ativistas assistam a um vídeo sobre os ataques cometidos pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, assim que estivessem em segurança no porto.
Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a iniciativa como um “golpe de relações públicas” e afirmou que “os ativistas retornarão aos seus países e a ajuda humanitária legítima chegará à Faixa de Gaza por canais oficiais”.
