Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Durante viagem oficial ao Canadá para participar da cúpula do G7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta segunda-feira (16) sua preocupação com a escalada do confronto entre Irã e Israel. Em declaração à imprensa, Lula condenou o uso de recursos financeiros em guerras em vez de em causas sociais e ambientais.
“Qualquer conflito me preocupa. Sou um homem que nasci para a paz. Num momento em que o mundo precisa de recursos para transição energética, para combater miséria no mundo — e você vê dinheiro sendo gasto com conflito —, obviamente que me incomoda profundamente”, afirmou o presidente.
A fala de Lula ocorre em meio ao aumento das hostilidades entre Teerã e Tel Aviv, que vêm trocando ataques diretos desde a última semana. A tensão reacendeu preocupações internacionais com a possibilidade de uma guerra de larga escala no Oriente Médio. A rivalidade entre os dois países se agravou com o avanço do programa nuclear iraniano — considerado por Israel uma ameaça existencial — e pelo apoio do Irã a grupos como o Hamas e o Hezbollah.
Diante da instabilidade na região, o Ministério das Relações Exteriores recomendou que brasileiros evitem viagens para Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.
Questionado sobre a saída antecipada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da cúpula do G7, Lula preferiu não comentar. “Eu tenho as coisas para falar, vou falar amanhã de manhã, e vamos ver o que vai acontecer”, disse.
