Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Tinder está implantando uma nova funcionalidade que utiliza inteligência artificial para ajudar os usuários a escolherem imagens para seus perfis de namoro.
A ferramenta, chamada Seletor de Fotos, requer que os usuários tirem uma selfie para reconhecimento facial e depois permitam que o aplicativo acesse as fotos em seus smartphones. Em seguida, a tecnologia alimentada por IA recomenda até 27 fotos que visam ajudar os usuários a causar uma boa primeira impressão.
O aplicativo de namoro afirma que esta é uma funcionalidade muito desejada: 68% dos usuários disseram que um seletor de fotos com IA seria útil, de acordo com dados próprios da pesquisa do Tinder. Além disso, 52% afirmaram que é difícil selecionar imagens de perfil.
“A ferramenta tenta excluir fotos com múltiplos rostos e fotos que parecem violar nossas regras”, como aquelas que incluem nudez e drogas, disse um porta-voz ao CNBC Make It. “Então, o Seletor de Fotos cria uma seleção diversificada de fotos com base no que funciona bem no Tinder – coisas como iluminação, composição e mais.”
O Tinder tem utilizado IA para alterar sua experiência do usuário há anos. A funcionalidade “Tem Certeza?”, lançada em 2021, detecta linguagem potencialmente prejudicial ou inadequada em uma linha de abertura e pergunta ao usuário se ele tem certeza de que quer enviá-la. O aplicativo também possui uma ferramenta “Isso te incomoda?” que reconhece linguagem possivelmente ofensiva em uma mensagem e pergunta ao destinatário se ele gostaria de denunciá-la.
O Tinder não é o único aplicativo de namoro que utiliza IA.
O Bumble criou a ferramenta Detector Privado, que usa IA para reconhecer e desfocar imagens de nudez enviadas no aplicativo.
No início deste ano, a fundadora e ex-CEO do Bumble, Whitney Wolfe Herd, disse que imagina os usuários usando um concierge de IA para orientá-los sobre como conversar melhor.
“No futuro próximo, você poderia estar conversando com seu concierge de namoro de IA e compartilhar suas inseguranças … e ele poderia dar dicas produtivas para se comunicar com outras pessoas”, disse ela na Bloomberg Tech em San Francisco.
Ela prevê que as pessoas eventualmente poderão usar seu concierge de IA para encontrar matches para elas.
“Há um mundo onde seu concierge de namoro poderia sair e namorar por você com outros concierges de namoro … e então você não precisa conversar com 600 pessoas”, disse ela.
Esses recursos surgem em um momento em que muitas pessoas estão frustradas com a tecnologia de namoro. Quase metade, 46%, dos americanos dizem ter tido experiências online de namoro um pouco ou muito negativas, de acordo com dados de 2023 do Pew Research Center.