Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta terça-feira (22), o Ministério da Saúde começou a aplicar o 1º vacina contra a covid-19 fabricada totalmente no país. O imunizante nacional foi produzida pelaa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A vacina é o mesma da AstraZeneca, mas dessa vez foi totalmente produzido em território nacional. Na ocasião, seis pessoas foram vacinadas com o imunizante nacional.
Segundo a Fiocruz, a pasta recebeu pouco mais 550 mil doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz e, neste ano, serão liberadas 45 milhões de doses com todas as etapas de produção realizadas no país.
Ao todo, o Ministério da Saúde contratou 105 milhões de doses da vacina da instituição para este ano, sendo 45 milhões de doses da vacina nacional. Os imunizantes serão entregues conforme cronograma pactuado e demanda estabelecida pela pasta. A Fundação já produziu um quantitativo de IFA nacional equivalente a cerca de 25 milhões de doses de vacina, das quais envasou 2,6 milhões de doses, incluindo as 550 mil já disponíveis. As demais (cerca de 2 milhões) estão em diferentes etapas para liberação.
“A liberação das primeiras vacinas Covid-19 100% nacionais, agora disponíveis para o Ministério da Saúde, é um marco da autossuficiência brasileira e do fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde [Ceis]. Termos realizado uma transferência tecnológica desse porte em tão pouco tempo para atender a uma emergência sanitária só reafirma o papel estratégico de instituições públicas como a Fiocruz para o desenvolvimento do país e garantia de acesso com equidade a um bem público”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.