Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Neste sábado (17), o Diretório Nacional do Psol aprovou a participação da legenda para compor a base do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Câmara dos Deputados. O placar foi de 56 votos a 6.
O Psol também e liberou filiados para ocupar cargos na administração federal mediante condições.
“O PSOL estará ao lado de Lula contra o bolsonarismo e combaterá a oposição ao seu governo. Nossa relação será baseada no compromisso com as pautas populares, não em negociação de espaços ou condicionada à composição de Ministérios”, diz a resolução.
“O PSOL não terá cargos na gestão que se inicia. Ainda assim, compreendemos que a indicação de Sonia Guajajara, como liderança do movimento indígena, para o ministério dos povos originários é uma conquista de extrema importância para uma luta tão atacada por Bolsonaro e deve ser respeitada pelo partido.”
Em 4 de dezembro, a líder do partido na Câmara dos Deputados, Sâmia Bomfim, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que o Psol não deveria integrar a base da próxima gestão para assegurar a defesa de algumas pautas ligadas à sigla.